builderall
THE EXPRESION OF A BRUTAL OPTIMISM - Chapter I
Galeria del Paseo

Punta del Este, Uruguay | 2021
Curadoria: Manuel Neves
Victor Lema Riqué apresenta um grupo pequeno de obras realizadas recentemente em Pueblo Garzon, Maldonado, como modelo do primeiro capítulo de seu último projeto chamado A EXPRESSÃO DE UM OTIMISMO BRUTAL.

O artista continua explorando as posibilidades do desenho e da pintura sobre papel, basicamente nas mêsmas dimensões (1.00 × 1.50 ) em formato vertical ou horizontal, e também na dimensão narrativa contida nas imagens produzidas. Embora a visualidade das obras é extremadamente austera podemos reconhecer uma certa estética publicitária dos anos 50, e igualmente algumas referências à época dourada do cinema em Hollywood.

Nesse sentido podemos observar imagens de corpos femininos, que são veladas homenagens à atriz e nadadora Esther Williams, e esfinges anônimas de cowboys, personagens fundamentais dos filmes do gênero western.

Segundo sugere o artista, a ficção apresentada nestas obras se relaciona com a visita a Pueblo Garzon do diretor John Ford e seu acólito John Wayne, na procura de um horizonte ideal para a realização de um filme.

Como sabemos, John Ford utilizava nas suas filmagens cenários naturais, onde o horizonte definia a dimensão espacial das suas cenas e por outro lado a ação narrativa dramática do filme.
Mas, nestas obras, certamente herméticas ou abertas a múltiplas interpretações, a frase "Something is wrong in the state of Pueblo Garzon" (Algo está errado no estado de Pueblo Garzon) parece definir e fazer presente um tom sutilmente político.

Este enunciado, que funciona na obra como o título de um filme ou como um jingle publicitário, é uma referência evidente à famosa sentença de Horácio em Hamlet, e assim,  Victor Lema Riqué parece contrapor as fantasias idílicas de uma ruralidade, onde homem e natureza se encontram em perfeita harmonia com os avanços inexoráveis da globalização encarnados pela cultura americana.

Manuel Neves